Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

17 setembro 2007

Ainda Mares Guia - 1

O caso do ministro Walfrido dos Mares Guia começa a preocupar o Governo Federal. Segue uma nota do Estadão, volto no final.


"Mensalão de MG: Planalto teme ação contra Mares Guia

Por João Domingos - Agência Estado

BRASÍLIA - Há uma apreensão muito grande no governo com a possibilidade de o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciar o ministro das Relações Institucionais ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação no esquema de arrecadação de dinheiro montado em 1998 para a campanha à reeleição do então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), hoje senador.

O esquema, que teve a participação do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza - o mesmo do escândalo do mensalão do PT - ficou conhecido por "mensalão mineiro". De acordo com inquérito da Polícia Federal, o esquema teria arrecadado mais de R$ 100 milhões à custa do desvio de dinheiro público e de estatais.

Para a PF, foi o embrião do maior escândalo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou por envolver a cúpula do PT. A denúncia do procurador da República contra os envolvidos neste último escândalo possibilitou ao STF abrir processo contra 40 pessoas, entre elas os ex-ministros José Dirceu, Luiz Gushiken e Anderson Adauto.

O temor do Palácio do Planalto com um novo escândalo deve-se ao fato de que a denúncia do procurador da República contra um ministro não só o enfraquece, como atinge o próprio governo.

Mares Guia tem como uma de suas funções estratégicas o estreitamento de laços entre o governo e o Congresso. É ele que negocia com cada um dos 513 deputados e 81 senadores a liberação das emendas parlamentares e que trata das nomeações de políticos indicados para cargos em estatais, segundo escalão e até ministros. "


Esse negócio começa a ficar interessante. Mares Guia entrou no lugar de Tarso Genro no começo do ano. Lembro bem que alguns jornais noticiaram à época, que o mineiro havia agradado muito ao presidente Lula por sua habilidade em negociações e conhecimento dos meandros do Congresso Nacional. Até o momento, parece que as habilidades de Guia animam o Apedeuta por outras razões...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial