Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

31 janeiro 2008

A verdadeira mentira

A mídia esportiva paulista foi tomada nos últimos dois meses por um furor quase sexual. O fetiche passou a ser o Palmeiras, o técnico Vanderlei Luxemburgo, o patrocínio da Fiat, o novo estádio Palestra Itália e a Traffic.
Vou dividir esse texto por partes, cada uma delas revela o quanto o "bom jornalismo" passou longe desse caso.

Ato nº1

Vanderlei Luxemburgo acertou sua volta ao Palmeiras no dia 18 de dezembro. O treinador sempre considerado pela imprensa como o melhor do Brasil passou a ser tratado como decadente, sempre retratado como um profissional ligado à questões extra-campo e negócios suspeitos. Apareceu inclusive uma teoria de que não conseguia bons resultados havia tempo.
A perseguição a Luxa tem a sua personificação em Juca Kfouri. A maioria dos textos passou a atacar pessoalmente e nenhum deles com argumentos técnicos ou táticos.

Ato nº2

No mesmo mês de dezembro, o Palmeiras anunciou oficialmente um acordo com a empresa de marketing esportivo Traffic. Um fundo de R$ 40 milhões passaria a ser usado para contratações de jogadores.
O mesmo Juca Kfouri passou a criticar abertamente o empresário J. Hawilla. Até aí nada demais. Hawilla é amigo de Ricardo Teixeira e por tabela virou desafeto de Juca. Foram levantadas diversas conversas sobre possíveis ilegalidades no negócio. Nenhuma delas provada.

Ato nº3

Se o interesse em cima do Palmeiras havia crescido pelas outras coisas, com o anúncio do projeto do estádio não seria diferente. O mesmo Juca Kfouri escreveu um post fazendo severas críticas a empresa WTorre, responsável pelo projeto. Levantou inclusive suspeitas a respeito da idoneidade da empresa.
O obsessão da imprensa era encontrar algo que desabonasse o Palmeiras. Pessoas dispostas a isso não faltavam.

Ato nº4

Eis o mais delicioso de todos. O Palmeiras anunciou no dia 20 de dezembro um acordo de patrocínio com a Fiat. Por algum delírio foi divulgado que era algo em torno de R$ 19 milhões. O maior de todos no Brasil.
É importante ressaltar que o contrato prevê sigilo entre as duas partes. Portanto, qualquer coisa divulgada a respeito disso é mera especulação.
Acontece é que boa parte da imprensa embarcou na especulação e passaram a divulgar qualquer valor.
Um repórter conseguiu uma cópia da ata de uma reunião realizada no Palmeiras. Não questiono as formas como isso foi obtido. Mesmo porque há pessoas dentro do clube que fazem qualquer coisa para voltar ao poder. Só que o "bom jornalismo" deve sempre estar atento aos interesses de cada parte. O que se vê nesse caso é a oposição tendo muito mais espaço do que a versão oficial.


A Sociedade dos Puros

O pano de fundo de toda essa história é um grupo de jornalistas que adora bradar aos quatro cantos, a sua credibilidade, isenção e pureza.
Por uma questão de opinião, acho que ninguém precisa gritar as suas próprias qualidades.
Na maioria das vezes, o textos desses profissionais desqualifica aqueles que não pertencem ao seu grupo. Criaram uma sociedade para eles. São beatos e estão a prova de toda a forma de corrupção. Só precisam explicar que as coisas ruins também acontecem em outros clubes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial