Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

17 maio 2007

Navalha Cega

A Polícia Federal realizou hoje uma operação denominada Navalha. Os detalhes podem ser conferidos nos jornais de amanhã e nos grandes portais de informação. Pretendo nesse texto refletir um pocuo sobre os efeitos que essas mega-operações (muitas vezes com nomes até exdruxúlos) causam na sociedade e o que efetivamente elas significam. No momento que os holofotes da mídia estão ligados para a PF, a idéia principal, propagada subliminarmente é de que no Governo Lula, "os ricos e poderosos também vão para cadeia". Além de ser uma grande falácia, pois atualmente ninguém fica na cadeia, serve como bandeira eleitoral de próprio presidente. Não questiono aqui as prisões. Se aconteceram é porque houve uma razão e a Justiça emitiu um mandado. No entanto, o que ocorre com essas pessoas? A primeira atitude é soltar habeas corpus para os principais envolvidos. Os que continuam na cadeia, vão sendo esquecidos gradativamente, até ganharem a liberdade. E no final das contas, apenas o garçom paga o pato. O caráter megalômano dessas operações dá em um primeiro momento o sentimento de vingança, mas logo reativa a triste e revoltante sensação de impunidade. Gostaria de acreditar que dessa vez será diferente.

1 Comentários:

Blogger Leo Morato disse...

Essa operação navalha é aquele tipo de ação da polícia que na verdade é o descobrimento da América. Algo como dizer que achou um lote de cds falsos na galeria Pagé. Propinas em licitações para obras, principalmente de energia e infra-estrutura, são coisas da época da ditadura. Meu sogro trabalha numa empresa de energia há mais de 35 anos e naquela época era comum ver sujeitos como Delfim Neto jantando com diretores de indústrias do setor. Conte outra PF!
Humbert, concordo com vc, mas essa operação está atingindo um dos principais objetos de marketing do Lula, o Pum, digo, Pac. O ministro das minas e energia ta se fudendo, acho que essa operação está comprovando a independência da PF e a incompetência do judiciário.

1:46 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial