Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

10 fevereiro 2008

Dinossauros

Em nota divulgada no seu site oficial, o Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que a oposição ao governo Lula está tentanto retomar uma agenda neoliberal para o Brasil. Nessa premissa há pelo menos três erros básicos.
O primeiro está no fato do termo 'neoliberalismo' não existir. As teorias liberais formuladas no século XIX continuam as mesmas. Pregam um Estado mínimo com poucas interferências no mercado, uma democracia plena e principalmente a liberdade do indivíduo.
O segundo engano (ou seria má-fé?) está no fato de se atribuir a direita o fim da CPMF. O pensamento de direita encontra pouco ou nenhum eco no Congresso. Salvo raras exceções, o que tem espaço na política brasileira é uma mistura de troca de favores com corporativismo. Além disso, a CPMF não foi aprovada por incompetência do governo ao negociar com sua base de apoio, já que os votos que faltaram foram justamente do PMDB, o partido 'neogovernista'.
Por fim, soa até engraçado imaginar que o Brasil experimentou algo próximo a uma reforma liberal de Margaret Thatcher na Inglaterra ou ao que acontece de maneira lenta no Chile.
Se o liberalismo é tão ruim, porque as oito principais economias do mundo adotam esse conjunto de idéias?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial