Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

17 fevereiro 2008

Esporte ou espetáculo?

A Premier League, empresa que organiza o campeonato inglês de futebol, manifestou nas últimas semanas o interesse de fazer em 2011 uma rodada completa do torneio em diversos lugares do mundo.
A iniciativa gerou polêmicas no futebol mundial, pois a idéia inicial era fazer uma rodada extra, que seria a 39ª, valendo pontos. Além de gerar uma situação curiosa, como o fato de times jogarem 3 vezes entre si no mesmo campeonato, as disputas poderiam gerar distorções na tabela, já que algumas equipes poderiam sofrer por questões climáticas e também na qualidade dos gramados.
As ligas americanas NBA e NFL, de basquete e futebol americano respectivamente, já fazem esse tipo de negócio. Os lucros foram enormes e as marcas passaram a ser reconhecidas mundialmente.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou que a idéia da Premier League é "absurda" e que pode colocar em risco a candidatura do país à Copa de 2018. Blatter disse que o futebol é um desporto e não um show de entretenimento.
Entendo que o esporte ao longo do tempo ganhou características de espetáculo. Basta ver os investimentos feitos em publicidade e na negociação de atletas.
No entanto, o limite entre os negócios e a esportividade têm sido ultrapassado e isso pode colocar em risco a própria existência das competições.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial