Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

20 dezembro 2006

Sobre Rodrigo Vianna

Já está correndo pela internet a carta (link para a carta: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2006/12/20/ult23u280.jhtm) escrita pelo ex-repórter da TV Globo, Rodrigo Vianna, após sua demissão da emissora. A Globo apresenta um histórico de tentativas de manipulação em coberturas políticas. A mais explícita de todas foi em 1982 na eleições para o governo do Rio de Janeiro. Alguns podem falar de 1989, mas as consequências foram nulas, tanto que o Supremo Apedeuta só conseguiu ser eleito em 2002(ele deixou de ser comunista antes dos 60!). O mais interessante na discussão da carta de Vianna é a síndrome de perseguição que tanto Lula e o PT espalham há muitos anos e que infelizmente é aceita no senso comum. Para a Globo tanto a vitória de Lula quanto a de Alckmin era vantajosa. Por ser uma empresa, o objetivo é o lucro. Nenhum dos dois iria mexer com os negócios da família Marinho. A cobertura de uma eleição sempre é impregnada de ideologia. Mas vejo que a grande maioria dos veículos tem tentado equilibrar os noticiários e entre os grandes canais, talvez a Record, mesmo com sua Igreja apoiando Lula, conseguiu se aproximar de uma cobertura limpa. Voltando a carta de Vianna, a tese de conspiração fica muitas vezes inverossímil e tendenciosa. Em um determinado trecho se questiona o não-uso das imagens de Serra com os sanguessugas. Ora, como compararmos a prisão de dois membros da executiva do PT com 1,7 milhão em um hotel com a cerimônia oficial de entrega de ambulâncias? As ligações do PSDB com os sanguessugas existem sim. Abel Pereira intermediou negócios excusos entre deputados e prefeitos. Mas isso prova alguma coisa? A mala de dinheiro, a operação abafa, a falta de critérios da PF provam muito. Vejo em Rodrigo uma vontade muito grande de dizer que são todos iguais. Um erro que jornalista nenhum pode cometer. Os depoimentos dos irmãos Vedoin são bem explícitos em afirmar que José Serra realmente não sabia do esquema. Exibir as imagens do suposto dossiê era definitivamente manchar a imagem de um inocente. Em outro trecho interessante, é citado o nome de Freud Godoy. A operação do governo foi eficiente. A PF divulgou que ele era inocente, parte da imprensa noticiou e seu nome saiu da mídia. O detalhe é que as investigações prosseguiram e Freud está tão envolvido quanto os outros "aloprados". A TV Bandeirantes tem abrigado os solidários ao petismo. Franklin Martins, Antonio Grassi, TV Lulinha. Quem sabe ainda não tem espaço para Rodrigo Vianna.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

É impossível ser imparcial. A cada dia que passa isso parece estar cada vez mais claro para mim. Como estudante de jornalismo, sei que irei ingressar em um mercaod cheio egos e posições políticas, sociais, etc. mas você tem que procurar um veículo que seja a sua cara. Aonde você acredita no que é escrito. Rodrigo Vianna tem sua razão, mas tem a visão do lado oposto, de quem simplesmente não acompanha o seu veículo. O "diretor", que ele fala tanto na carta, acredita, apoia e da razão a tudo que sai. Assim como a Carta Capital tem um "diretor" com uma cabeça igual, porém com ideologias diferentes.

1:41 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial