Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

16 março 2008

Desrespeito

A letra escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música composta por Francisco Manoel da Silva juntas formam o Hino Nacional Brasileiro. Esse símbolo da pátria, que tem na versão executada pela Orquestra do Exército a sua expressão mais bela, tem sido alvo de verdadeiras depredações.
A primeira delas circula pela internet como uma leitura na base do forró. Nada contra o ritmo musical nordestino, mas os decretos 171 de 1890 e o 15.671 de 1922 prevêem que o Hino deve ser tocado sempre em seus arranjos originais, com instrumentos próprios de uma orquestra.
O segundo desrespeito acontece nos estádios de futebol. Após pressões da Federação Paulista de Futebol, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou em 2001 uma lei que obriga a execução do hino nacional antes de todas as partidas realizadas no estado. Se não bastasse a falta de educação de muitos torcedores, diversas vezes a versão tocada é cortada pela metade, deixando a emenda bem pior que o soneto.
O respeito aos símbolos nacionais faz parte de um conceito amplo de cidadania e do verdadeiro amor a pátria. Ser um cidadão brasileiro não é apenas torcer na Copa do Mundo ou beber determinada cerveja. E sim lutar pela democracia e respeitar a Constituição.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial