Domiciano's Last Stand

Aqui dou alguns pitacos sobre política, esportes, economia, cotidiano, músicas, brigas amorosas, compra e venda de automóveis...

18 dezembro 2008

O dia em que Gramsci pediu o penico

Não sei se todos sabem quem foi Antonio Gramsci. O italiano, responsável por uma forma mais agressiva de comunismo, viveu na primeira metade do século XX e até hoje é o grande ídolo de alguns petralhas (aqueles que conseguem ler).

No entanto, o Vaticano fez essa semana uma revelação bastante interessante sobre Gramsci. O comunista se converteu ao catolicismo em seu leito de morte. Conforme matéria publicada no site do jornal Times, o italiano morreu cumprindo o ritual do sacramento.

A novidade foi confirmada pelo arcebispo Luigi De Magistris, responsável pelas confissões, indulgências e perdões dados pelo Vaticano. O sacerdote ainda disse que o próprio Gramsci teria pedido a uma enfermeira para beijar uma imagem de Jesus em seus momentos derradeiros.

Sem entrar no mérito da religiosidade, é pelo menos curioso que um comunista tenha que recorrer justamente a uma religião no momento mais delicado de sua existência. Será que Gramsci deixou se levar por aquele ópio tão criticado por Karl Marx?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial